(29-09-2026)Ronaldo Escreveu: Prezado Igor,
Eu tenho o Gillette King C., o Wilkinson Sword (estilo borboleta) e o YAQI Orion. Está chegando a cabeça do YAQI Top Agressive Slant.
As minhas lâminas atuais são: BIC, Wilkinson (acompanha o barbeador), Wilkinson (popular aqui no Brasil) e Enox Super Platinum.
A minha barba é cerrada, p. ex., no meu pescoço o pelo cresce para cima, do lado direito em uma pequena região cresce para baixo, bem no meio entre outros pelos que crescem para cima. Na bochecha tem pelos que nascem para o lado e para baixo. Bem na linha do maxilar os pelos crescem para o sentido da orelha do seu respectivo lado.
Minha opinião sobre os barbeadores. Eu gostei da suavidade do King C. Eu já achei o Wilkinson bem agressivo, mas aos poucos eu estou sabendo lidar com ele e diminuindo os cortes.
Ah, esqueci de comentar que eu tenho a pedra hume líquida com glicerina da Needs. Eu ainda vou testá-la.
Abraços.
Ronaldo, algo interessante sobre o Wilkinson Sword moderno é como o desenho das abas dele é diferente dos TTO vintage. Veja o que o Igor comentou nesse post e a imagem com uma comparação visual que eu postei > https://www.barbeartradicional.com.br/thread-1355.html
Acho que esse tema de geometria no Wilkinson Word é bem relevante. Não é um de meus barbeadores favoritos, uso muito pouco pois tive justamente essa percepção de facilidade de resultar em cortes sem ter a contrapartida de uma eficiência fora do comum. Mas, como sabemos, tudo é jeito, adaptação etc. Se eu insistisse no uso provavelmente chegaria a resultados aceitáveis, eventualmente.