Iniciante pede socorro!

8 Respostas, 231 Views

Comecei me barbear com barbeadores clássicos por volta do final de novembro de 2025. Tô usando um Gilete King C, está para chegar  (falo no dia 07/01/25) do Aliexpress um Yaqi The Final Cut ajustável que comprei, ainda não chegou. De início eu estava fazendo barba com condicionador de mulher, mas não gostei muito por ser transparente e não ter aquela certeza se já passei ou não. Então comprei um creme de barbear Bozzano e gostei, não é nada demais mas dá conta do recado. Fiz a barba pela primeira vez com ele ontem e com um pincel que comprei, paguei uns 6 real de cerdas naturais. E também testando a Winkson Sword. Fiz a barba pós banho para ver se ajudava e era melhor. Como foi minha experiência com todas essas coisas novas: a lâmina achei horrível, experiência péssima, tive + de 5 cortes e tive irritações também. O pincel é horrível, deixei 1 minuto a 1 minuto e meio com as serdas na água mas mesmo assim... Foi como se tivesse passando escova de dente ou pior no rosto. Muito desconfortável, creio que a irritação muito se deu devido ao pincel tenebroso.
Comprei um na shopee, paguei menos de 30 reais em 1 de cerdas sintéticas de nylon, espero que seja bom.  Também comprei 1 kit de 20 lâminas sortidas para descobrir quais lâminas em mim são melhores. Todas vezes que me barbeei mesmo com calma acabei me cortando, na penúltima vez me cortei pouco, a que menos me cortei. E comprei 3 pedras Hume Rapozo na shopee já que estou me cortando muito.  Até então estive seguindo normal mesmo me cortando, eu continuava me barbeando colocando condicionador e agora, creme que comecei a usar, e vida que segue. Mas vi que isso pode causar infecção foliculite bacteriana. Alguns dos senhores já tiveram? Que me dizem sobre?

As áreas mais difíceis e que mais me corto são: pescoço e quexo. Eu gostaria de dicas de como posso me cortar bem menos. Dicas de uso e conservação para meu Gilete King C e Yaqi The Final Cut ajustável. Quais laminas vocês mais me recomendam?  Me recomendem sabões/cremes bem baratos e duradouros. Como barbear o quexo sendo que praticamente não dá para estica-lo?

Gostaria de saber se o bálsamo pós barba da bozzano, vidro cinza é bom e tem um aroma agradável. Alguém já usou? E pedra Hume da para utilizar como pós barba simplesmente?
Abaixo mandarei os links de onde comprei cada coisa para os senhores verem e entenderem melhor.  (O pincel horrível  comprei pessoalmente)

Ficou muito grande e são muitas perguntas e pedidos, eu sei. Perdão.

LINKS: 

https://br.shp.ee/5GsGktd 

https://br.shp.ee/Y9n5zJF

https://br.shp.ee/vp4hdnB 

https://a.aliexpress.com/_mP9GzRJ ( paguei uns 153 já incluído as tarifa e etc...)

Tenho 19 anos, vou entrar no seminário  católico dia 2 de fevereiro. Lá temos que ser rápidos, até temos tempo mas 20 minutos para uma barba já é tempo bem considerável e mais que isso, nem... E obrigado a todos que me ajudarem.
2 curtida(s) para esse Post:
  • RuasMensGrooming, thony
Ola amigo. Tudo bem?
Vão aí as minhas sugestões para barbear clássico e rápido.
O aparelho TTO é mais rápido que o de 3 peças, porém precisa de limpeza periódica e a limpeza é um pouquinho mais demorada que o de 3 peças. O 3 peças mais suave e de melhor custo benefício é o Edwin jagger de89 ganhando disparado... Mas caso opte por um tto, eu iria de um vintage Gillette Monotech pelo mecanismo tto, suavidade e precisão... Espumas de sabão são mais rápidas que de creme e lâmina do seu próprio gosto, mas não esqueça de um pós barba.
Resumindo...
Barbeador: se tto, use Gillette Monotech. Se for barbeador de 3 peças, vá de Edwin jagger de89... Não esqueça de um bom sabão, pincel e loção pós barba.

Por último não menos importante, acompanhe o canal do YouTube barbear tradicional feio pelo Thony... La tem tudo.

Tenha um excelente barbear!
Ola, primeiro seja bem. Vindo.
Qto a seu barbear, tente nao pressionar o barbeador contra a pele, pois temos memória muscular de pressionar qdo usa se multilaminas.
Com a prática os cortes diminuirao.
Apenas deslize o barbeador na pele e verá que melhora muito.
Qto s pedra hume tem pessoas que usam como pos barba .....
Que dúvida poste.
Muito obrigado! Poderia abrir seu privado? Gostaria de conversar com o senhor.

Tô bem atrapalhado com o site. Senhor Thony, poderia fazer um post e uma aba de guia de navegação e etc no site? Seria amei amigável para novos membros, obrigado.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-01-2026 por Guilherme Felisbino da Silva.)
Olá amigo, também não sou muito velho no barbear tradicional, mas já aprendi algumas coisas. 
Usei o king C Gillette por um bom tempo e o achei muito suave, seguindo o dito pelo mestre Thony, basta não pressionar a lâmina contra o rosto com muita força e será muito difícil se cortar com ele. Tenho o Yaqi final cut e achei ele mais agressivo, mesmo na regulagem 1, ele irá requerer um pouco mais de prática do que o king c.
A lâmina influencia bastante também, algumas causam irritação com maior facilidade, recomendo a super barba amarela, é suave e eficaz. 
Fazer uma boa espuma de barbear também  é muito importante e requer um pouco de prática e paciência, tive um pouco de dificuldade nisso e faz muita diferença no barbear. Recomendo dar uma estudada nisso no YouTube.
O creme de barbear Bozano é bom, barato e faz o trabalho. Tem até uma versão mentolada interessante.
Pós barba alcoólico como anti-séptico.
O bálsamo nos ajuda muito quando temos alguma irritação, é incrível o poder dele, recomendo o Nívea. 
Pincel de barbear Yaqi não tem erro, qualquer um será excelente. É o melhor custo benefício, não vale a pena comprar outros, exceto os de marcas famosas no barbear tradicional. Os baratinhos vendidos no mercado brasileiro são muito ruins e podem mesmo chegar a machucar. 
Não esquenta que no começo rolam alguns cortezinhos mesmo, é normal, logo você pega o jeito.

Canais do YouTube para referência e aprendizado: 

Barbear tradicional 
Barba tradicional 
Barbear com arte

Espero ter ajudado.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-01-2026 por Cleiton C Cantares.)
1 curtida(s) para esse Post:
  • Guilherme Felisbino da Silva
Muito obrigado! Ajudou sim, Cleiton.
Olá amigo, algumas dicas para se barbear com uma safety razor.
Preparação da Pele: Tome um banho quente ou use uma toalha quente no rosto por 2 minutos para abrir os poros e amolecer os pelos. Lave o rosto com um sabonete facial para remover oleosidade.
Ensaboe com Pincel: Use um sabão ou creme de barbear tradicional. O uso do pincel de barbear é essencial para levantar os pelos e criar uma espuma protetora que facilita o deslize.
O Ângulo Correto: Diferente dos aparelhos modernos, o safety razor não tem cabeça móvel. Você deve manter a lâmina em um ângulo de 30 a 45 graus em relação à pele.
Pressão Zero: Não pressione o aparelho contra o rosto. Deixe que o peso do metal faça o trabalho de corte. Segure o cabo pela ponta para ter mais controle e leveza.
Movimentos Curtos: Faça passadas curtas (2 a 3 cm) e lentas, sempre no sentido do crescimento do pelo na primeira passada para evitar irritações e pelos encravados.
Múltiplas Passadas: Se desejar um rosto mais "lisinho", enxágue, aplique a espuma novamente e faça uma segunda passada (transversal ou contra o pelo, se sua pele permitir).
Pós-Barba: Enxágue com água fria para fechar os poros. Finalize com um bálsamo pós-barba sem álcool para acalmar e hidratar a pele.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-01-2026 por Douglas Tadeu Vieira.)
3 curtida(s) para esse Post:
  • Guilherme Felisbino da Silva, RuasMensGrooming, thony
Também sou iniciante e a única contribuição que posso dar, além de confirmar que a Wilkinson Serrote é destruidora mesmo, é sobre pincel bom e barato - o Enox Cerdas Sintéticas.
É macio, grande e bem construído. Por ser de cerdas sintéticas, não precisa ensopar antes de usar e é fácil de secar. Estou usando há 4 meses, muito satisfeito.

https://www.amazon.com.br/Pincel-Barba-E...B07LFK57QH
  • thony
Olá, caro amigo.

Considerando que Vossa Senhoria enveredará pelos nobres corredores do seminário — ambiente onde o tempo pessoal se torna artigo de luxo e o autocuidado passa a disputar espaço com horários implacáveis — falo com a autoridade de quem conhece a situação por intermédio de um amigo… claro. Quando se está em um seminário, o relógio parece sempre conspirar contra o espelho.

Dito isso, e complementando com elegância o que os colegas já sabiamente pontuaram acima, permito-me organizar algumas recomendações quase litúrgicas:

1. Utilize um aparelho TTO. Como você já adquiriu o estimável Final Cut, creio que estará mais do que bem servido. Uma escolha digna, diria.

2. Pressão zero. Repito: zero. Como bem observou nosso ilustríssimo ADM Thonny, carregamos na memória muscular os vícios dos descartáveis e multilâminas, o que nos leva, inconscientemente, a tentar raspar o rosto como se estivéssemos lixando uma parede. Aqui entra a virtude cristã da paciência: aceite que, nos primeiros quatro ou cinco barbeares, ela será sua melhor aliada.

3. Sabendo que seu tempo é curto e a pressa é constante, recomendo fortemente o uso de gel de barbear. Utilizo o da King C. Gillette quando tenho pressa, e posso afirmar, sem medo de errar, que cumpre muito bem sua missão. Há outras boas opções no mercado, claro, mas esta é segura.

4. Em hipótese alguma abra mão de um bom pós-barba. Recomendo, de olhos fechados e alma tranquila, os da Ruas Mens Grooming. Excelentes produtos, rendem bastante e ainda passam aquela sensação de que você fez algo certo na vida.

5. Lâminas… ah, as lâminas. Aqui, meu caro, não há escapatória: será preciso experimentar. O mercado é vasto e, por vezes, traiçoeiro. Um amigo indicou a Super Barba amarela, muito boa. A Super Barba Black também não decepciona. Faça uma rápida busca aqui no fórum e, sobretudo, fuja das lâminas que pelo menos 95 por cento dos foristas não recomendam. Eu mesmo gosto de testar tudo e, quase sempre, quando a maioria diz que algo é ruim, é porque realmente é.

No mais, o ponto central é a paciência no início. Após quatro ou cinco barbas, seguindo as dicas já compartilhadas, você ganhará agilidade, reduzirá a força aplicada e, como num milagre cotidiano, os cortes simplesmente desaparecerão.

Observação final sobre sabões e cremes: considerando sua rotina apertada no seminário, indico o creme Palmindaya. É barato, tem ótimo deslize e dura uma eternidade. Tenho um pote de 240 gramas com mais de um ano de uso. Sabões de barbear exigem mais tempo e dedicação para preparar a espuma, algo incompatível com sua fase atual. Por ora, fique nos cremes e géis. Quando dominar o barbeador e ganhar velocidade, aí sim evolua para um bom sabão de barbear. Novamente, os da Ruas Mens Grooming são excelentes e altamente recomendáveis.

Vou-me, confiando que Vossa Senhoria saberá conciliar vida seminarística, vocação elevada e um barbear que não escandalize nem anjos, nem homens.
  • thony

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)