Iniciante pede socorro!

8 Respostas, 222 Views

Olá, caro amigo.

Considerando que Vossa Senhoria enveredará pelos nobres corredores do seminário — ambiente onde o tempo pessoal se torna artigo de luxo e o autocuidado passa a disputar espaço com horários implacáveis — falo com a autoridade de quem conhece a situação por intermédio de um amigo… claro. Quando se está em um seminário, o relógio parece sempre conspirar contra o espelho.

Dito isso, e complementando com elegância o que os colegas já sabiamente pontuaram acima, permito-me organizar algumas recomendações quase litúrgicas:

1. Utilize um aparelho TTO. Como você já adquiriu o estimável Final Cut, creio que estará mais do que bem servido. Uma escolha digna, diria.

2. Pressão zero. Repito: zero. Como bem observou nosso ilustríssimo ADM Thonny, carregamos na memória muscular os vícios dos descartáveis e multilâminas, o que nos leva, inconscientemente, a tentar raspar o rosto como se estivéssemos lixando uma parede. Aqui entra a virtude cristã da paciência: aceite que, nos primeiros quatro ou cinco barbeares, ela será sua melhor aliada.

3. Sabendo que seu tempo é curto e a pressa é constante, recomendo fortemente o uso de gel de barbear. Utilizo o da King C. Gillette quando tenho pressa, e posso afirmar, sem medo de errar, que cumpre muito bem sua missão. Há outras boas opções no mercado, claro, mas esta é segura.

4. Em hipótese alguma abra mão de um bom pós-barba. Recomendo, de olhos fechados e alma tranquila, os da Ruas Mens Grooming. Excelentes produtos, rendem bastante e ainda passam aquela sensação de que você fez algo certo na vida.

5. Lâminas… ah, as lâminas. Aqui, meu caro, não há escapatória: será preciso experimentar. O mercado é vasto e, por vezes, traiçoeiro. Um amigo indicou a Super Barba amarela, muito boa. A Super Barba Black também não decepciona. Faça uma rápida busca aqui no fórum e, sobretudo, fuja das lâminas que pelo menos 95 por cento dos foristas não recomendam. Eu mesmo gosto de testar tudo e, quase sempre, quando a maioria diz que algo é ruim, é porque realmente é.

No mais, o ponto central é a paciência no início. Após quatro ou cinco barbas, seguindo as dicas já compartilhadas, você ganhará agilidade, reduzirá a força aplicada e, como num milagre cotidiano, os cortes simplesmente desaparecerão.

Observação final sobre sabões e cremes: considerando sua rotina apertada no seminário, indico o creme Palmindaya. É barato, tem ótimo deslize e dura uma eternidade. Tenho um pote de 240 gramas com mais de um ano de uso. Sabões de barbear exigem mais tempo e dedicação para preparar a espuma, algo incompatível com sua fase atual. Por ora, fique nos cremes e géis. Quando dominar o barbeador e ganhar velocidade, aí sim evolua para um bom sabão de barbear. Novamente, os da Ruas Mens Grooming são excelentes e altamente recomendáveis.

Vou-me, confiando que Vossa Senhoria saberá conciliar vida seminarística, vocação elevada e um barbear que não escandalize nem anjos, nem homens.
1 curtida(s) para esse Post:
  • thony

Mensagem neste Tópico
RE: Iniciante pede socorro! - por Maximus Brow - 6 horas atrás

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)