Do barbeador à... criação de galinhas: qual é o seu outro hobby?

12 Respostas, 510 Views

Igor,

Excelente tópico. E confesso que a pergunta é bastante pertinente, porque o barbear tradicional tem essa curiosa capacidade de ocupar cada vez mais espaço na vida da gente — e, quando percebemos, já estamos discutindo lâminas, cabos, materiais, regulagens e tentando explicar por que aquele barbeador “é completamente diferente dos outros” que já temos.

No meu caso, além do barbear tradicional, tenho **dois outros hobbies que dividem meu tempo**.

Sou músico e, nas horas vagas, toco **violão erudito e guitarra**. São instrumentos bastante diferentes entre si, mas justamente por isso gosto dos dois. O violão erudito exige concentração, técnica e uma certa paciência quase monástica; já a guitarra permite uma liberdade e uma experimentação completamente diferentes.

E o segundo hobby é um pouco mais perigoso para o bolso: **coleciono perfumes**.

Assim como acontece com o barbear tradicional, existe sempre aquela sensação de que “falta só mais um”. A gente começa querendo apenas conhecer algumas fragrâncias e, quando percebe, já está comparando notas de saída, coração e fundo, desempenho, projeção, fixação, similaridades e tentando justificar por que aquele novo frasco é absolutamente indispensável — apesar de existirem outros tantos esperando na prateleira.

Aliás, pensando bem, talvez exista uma ligação entre os três hobbies: **barbear, música e perfumaria têm muito de ritual e de apreciação dos detalhes**. Não é simplesmente usar um barbeador, tocar um instrumento ou passar um perfume. Existe todo um processo, uma experiência e, principalmente, o prazer de apreciar aquilo que se está fazendo.

E acho que é justamente isso que torna um hobby interessante: quando ele deixa de ser apenas uma atividade e passa a ser uma pequena forma de aproveitar melhor o tempo.

Um abraço aos confrades!
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-08-2026 por Francisco Bruno.)
3 curtida(s) para esse Post:
  • Maximus Brow, thony, Vinicius

Mensagem neste Tópico
RE: Do barbeador à... criação de galinhas: qual é o seu outro hobby? - por Francisco Bruno - 17-08-2026

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)