Minha trajetória no Barbear Clássico

12 Respostas, 446 Views

(01-10-2026)Maximus Brow Escreveu: Caro Stenio,

Você tem razão, amigo.

Tudo o que está relacionado às navalhas fixas é muito caro e envolve uma curva de aprendizado bastante grande.

Já vi posts no B&B em que alguns gringos comentam que só conseguiram ter um barbear realmente bom com navalha depois de 8 ou 10 anos de prática.

Com safety razor, podemos ser um pouco mais abusados. Com a navalha, qualquer vacilada e ela morde sem dó.

Prezado Haok, quando puder, claro, você poderia compartilhar conosco algo relacionado à afiação de navalhas?

Quem sabe, futuramente, até um vídeo para o canal do fórum no YouTube?

Thonny,

o que achas da ideia?

obs, quero que o Haok volte ao forum em grande estilo.

Abs.

Com certeza, Igor! Assim que o meu setup estiver 100% montado e o strop novo chegar, me prontifico a preparar um material detalhado sobre o assunto.

Vale a ressalva de que, depois de tantos anos afastado da bancada de pedras, a minha própria técnica está um tanto enferrujada. Me considero um eterno aprendiz nesse aspecto, então seria excelente documentar essa retomada justamente sob a ótica de quem está reaquecendo os motores e reaprendendo os macetes na prática.

Inclusive, aquele amigo barbeiro que comentei (e que me ajudou a reacender essa chama) está combinando de marcarmos um dia exclusivo para afiarmos as navalhas juntos. A coleção dele é formidável, com peças de peso que vão de Filarmonicas a Henckels históricas, e ele tem se dedicado à afiação e ao polimento com afinco quase diário. O mais bacana é que ele coloca todas essas lâminas fixas para trabalhar no dia a dia da barbearia, seguindo com rigor absoluto os protocolos de assepsia e esterilização com Barbicide.

Vou fazer o convite formal para trazê-lo aqui para o fórum também. A bagagem prática que ele acumulou no ofício certamente tem muito a agregar a todos nós!
3 curtida(s) para esse Post:
  • GMMCM, Maximus Brow, thony

Mensagem neste Tópico
RE: Minha trajetória no Barbear Clássico - por Haok - 01-10-2026

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)