(04-10-2026)Joao Americo Escreveu:(01-10-2026)stenio Escreveu: Excelente relato, me identifico. Muito antes de começar no hobby do café que foi em 2013, tinha um interesse inexplicável pelo tradicional, clássico. Como por exemplo se cliente de uma barbearia raiz msm, daquelas que ficam os mais velhos sentados em um banco longo e batendo papo. Juntamente com isso, veio o interesse pela navalha, porém o investimento me barrou, depois das pesquisas o que me proibiu de vez, foi o trabalho que dar para afiar e manter o fio, sem contar com os valores das pedras. Por enquanto o sonho ainda continua guardado no coração. Enquanto isso, vou me consolando no safety razor.
Eu também iniciei minha jornada com o interesse na navalha de lâmina fixa, não queria saber de nada mais. Não passei da fase de pesquisa pois o investimento alto (em custo e quantidade de itens – pedras, strop etc) e a chance de até arruinar uma lâmina errando na afiação, me desencorajaram.
Encontrei uma solução de compromisso com o navalhete, e nessa fiquei por muitos anos: baixíssimo investimento pois usei sempre as opções mais baratas e não entrei na seara dos pincéis e sabões.
Admiro quem usa as navalhas de lâmina fixa pois não vejo nada que possa merecer mais o adjetivo 'tradicional' do que o barbear com esse método.
Realmente as navalhas encarecem demais o hobby. Ainda pretendo retomar o uso delas, mas como você disse: o investimento é alto.
Por enquanto estou estudando novamente afiação com as pedras que tenho, apesar da afiação ter um “roteiro”, vamos assim dizer, cada peça se comporta de um jeito na bancada. No fim do dia, é sobre achar o que é ótimo para cada item com o mesmo setup. É um baita desafio, mas te garanto que é muito recompensador!
Sobre os navalhetes, também sou fã e gosto muito do custo benefício deles. Basicamente dobramos a capacidade de barbeares por usarmos apenas meia lâmina. Quando estou com bastante tempo, gosto de me barbear com o navalhete pois me lembra muito a técnica com as navalhas. Muda um pouco a questão de peso e equilíbrio de peça para peça, mas a sensibilidade contra a pele é bem similar!