Toalha quente no pré-barba: o Santo Sudário do barbear?

12 Respostas, 674 Views

Ronaldo, obrigado por compartilhar seu setup de barbear.

Antes de mais nada, apenas uma pergunta: qual sabão ou creme de barbear você está usando?

Vamos lá.

Sobre as lâminas, a BIC Chrome é uma das minhas favoritas. Acho que ela tem uma boa combinação entre afiação e suavidade e, principalmente, é bastante eficiente. Já utilizei a BIC com o Wilkinson Classic e obtive bons resultados.

Um detalhe importante: a lâmina que acompanha o barbeador Wilkinson é diferente da Wilkinson vendida normalmente aqui no Brasil. A que acompanha o aparelho é alemã e, na minha experiência, é mais afiada que a Wilkinson nacional.

Como você comentou que tem barba cerrada e os barbeadores que está utilizando são relativamente suaves, acredito que o problema possa estar justamente na pressão exercida durante o barbear.

Quando a máquina não remove o pelo da maneira que esperamos, é muito comum, principalmente no começo, aumentar inconscientemente a pressão contra o rosto. E aí temos a combinação perfeita para cortes e irritação.

Como você já comprou a cabeça YAQI Top Aggressive Slant, acredito que isso possa melhorar bastante o seu resultado.

Quando temos uma cabeça eficiente trabalhando em conjunto com uma lâmina afiada, como a BIC, conseguimos um conjunto muito eficiente.

Mas faço uma advertência: quando a cabeça da YAQI chegar, eu começaria utilizando a Wilkinson nacional. A cabeça mais agressiva, combinada com uma lâmina um pouco menos afiada e o cabo do King C. Gillette, pode formar um conjunto bastante interessante para você começar a conhecer a nova Slant.

Agora, falando especificamente sobre o King C. Gillette e o Wilkinson Classic.

São máquinas bastante suaves. E faço minhas as palavras do João Américo: o Wilkinson Classic, apesar de ser muito suave, dependendo do ângulo utilizado, pode aumentar bastante a possibilidade de cortes. Isso, somado à eficiência relativamente baixa do aparelho, faz dele uma das máquinas que menos utilizo.

Você já tentou mudar o ângulo?

Experimente afastar um pouco mais o cabo do rosto. Ao inclinar o cabo para longe do rosto, você aumenta o ângulo de corte e consegue tornar o aparelho um pouco mais eficiente.

Mas faço novamente uma ressalva: como você tem barba cerrada e está utilizando máquinas suaves, pode ser que, justamente por sentir que o aparelho não está cortando os pelos como deveria, você esteja colocando pressão demais durante o barbear. Isso potencializa bastante os cortes e a irritação.

Agora, com a chegada da cabeça Slant mais agressiva da YAQI, minha recomendação seria novamente: pressão zero e Wilkinson nacional.

Vá devagar, deixe a máquina trabalhar e tente pegar o jeito da cabeça antes de partir para uma lâmina mais agressiva. Depois que você entender como ela se comporta no seu rosto, poderá experimentar outras lâminas.

E, quando puder, tente também uma cabeça open comb. A YAQI tem o modelo Mellon, que é uma cabeça bastante eficiente, relativamente barata e, pelo tipo de barba que você descreveu, acho que pode valer a pena experimentar.

Mas, antes disso, eu utilizaria bastante a Slant que você já comprou. Se o resultado for bom, talvez nem seja necessário gastar dinheiro com outra cabeça.

Outra observação, principalmente para você não desanimar com o barbear tradicional: no início, eu evitaria after-shaves alcoólicos e pedra hume.

Como isso arde como o diabo quando existem cortes ou irritação, pode passar aquela sensação de que "fiz besteira novamente".

Prefira um bom bálsamo depois do barbear. A Nivea tem alguns bons e a Bozano também.

Como você está iniciando, faça um lado da barba de cada vez.

Passe o sabão, creme ou gel de um lado, faça as três passagens e depois faça do outro lado.

Não caia na cilada de tentar fazer, de cara, as três passagens com o rosto todo ensaboado. Isso você vai conseguir com o tempo.

Quando iniciamos, vemos os caras mais experientes, como o Thonny, por exemplo, fazendo as três passagens rapidamente, falando com a câmera, e aí pensamos: "Nossa, isto aí eu acho que consigo fazer."

Não, não conseguimos. Esses caras, Thonny, João Américo, Leo Ruas, fazem isso há muitos anos. Conhecem bem o próprio rosto, sabem onde podem passar o barbeador com mais agilidade e onde não podem.

Vá com calma, faça a barba com tempo. Você vai ver que é algo prazeroso.

Espero ter ajudado.Depois que fizer novamente o barbear, volte aqui e conte para nós como foi o resultado.

Abraço.
3 curtida(s) para esse Post:
  • Haok, Joao Americo, thony

Mensagem neste Tópico
RE: Toalha quente no pré-barba: o Santo Sudário do barbear? - por Maximus Brow - 05-10-2026

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)