Retornando ao fórum

3 Respostas, 70 Views

Boa noite, senhores!

É com enorme satisfação que encontro esta comunidade em plena atividade. Estive presente durante um bom período na fase anterior do fórum e guardo excelentes recordações desse tempo, em particular da camaradagem com o Udrako (Ulysses), com quem cheguei a partilhar a caça e importação daquelas clássicas mugs da Old Spice.

Por força das reviravoltas da rotina, acabei por deixar o barbear tradicional em segundo plano durante alguns anos. Contudo, uma conversa recente com um barbeiro clássico local reavivou o interesse e motivou-me a procurar saber se a confraria ainda se mantinha de pé.

Hoje decidi desempacotar a coleção e acabei por resgatar uma relíquia: um sabão da Saboaria Ingá (um abraço ao Ivan!) de uma tiragem especial para o fórum de 2015. Surpreendentemente, a fragrância e a densidade da espuma continuam exemplares.

[Imagem: IMG-1544.png]

Estou agora a inteirar-me das novidades do meio após este hiato. Um forte abraço a todos os confrades, tanto aos veteranos da velha guarda como aos membros mais recentes! 
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: por Haok.)
6 curtida(s) para esse Post:
  • Ardyllis Alves Soares, Dablio, GMMCM, Joao Americo, Maximus Brow, thony
Seja bem-vindo, caro amigo!

Por favor, compartilhe conosco o que fizeste neste hiato fora do BTB. Deixaste o barbear tradicional de lado nesse período? Apenas utilizaste os serviços das barbearias ou ficou somente curtindo os produtos e nos privando das tuas experiências?

Um grande abraço!
2 curtida(s) para esse Post:
  • Haok, Joao Americo
Seja bem-vindo novamente
3 curtida(s) para esse Post:
  • Haok, Joao Americo, Maximus Brow
()Maximus Brow Escreveu: Seja bem-vindo, caro amigo!

Por favor, compartilhe conosco o que fizeste neste hiato fora do BTB. Deixaste o barbear tradicional de lado nesse período? Apenas utilizaste os serviços das barbearias ou ficou somente curtindo os produtos e nos privando das tuas experiências?

Um grande abraço!

Muito obrigado pelas boas-vindas, confrade!

Respondendo à sua pergunta: o hiato foi consequência direta dos rumos da vida. Nesses anos fora, mudei radicalmente de carreira profissional e me casei. Para completar a lista de desafios, enfrentei a montanha-russa da pandemia, período em que quase vi um negócio de família ir à falência. Diante dessas prioridades, o hobby acabou congelado: parei de acompanhar lançamentos, pesquisar novidades e adquirir equipamentos. Continuei me barbeando exclusivamente com o método tradicional em casa, mas a prática virou mera obrigação funcional da rotina matinal, perdendo aquele caráter de ritual prazeroso de outrora.

Paralelamente, em momentos de correria ou quando batia a vontade de ter a experiência de barbearia, tentei a sorte em diversos estabelecimentos aqui da cidade. Infelizmente, em 99% das vezes a decepção foi a regra: aquele modelo padrão "retrô" de fachada, cheio de marketing, cerveja e mesa de sinuca, mas com profissionais que mal sabem a marca da lâmina descartável que enfiam no navalhete. O resultado invariavelmente era sair da cadeira com o pescoço em chamas e a nítida sensação de ter travado uma luta corporal contra um felino de grande porte.

O último barbeiro em que estive, contudo, foi um verdadeiro divisor de águas pela graça divina. Descobri que o profissional também é colecionador e entusiasta do barbear clássico. O atendimento virou uma conversa de mais de duas horas sobre materiais e técnicas, trocamos figurinhas sobre nossas coleções e já até combinamos uma tarde para afiar navalhas juntos nas pedras.

Na cadeira, ele me barbeou com uma Filarmonica 13 impecável, usando como espuma Proraso Sandalwood montada com um pincel da Frank Shaving. O deslize macio da navalha e a total ausência de irritação foram o estalo definitivo que faltava para me lembrar de quanto eu realmente gostava de tudo isso.

Foi essa experiência que me trouxe de volta às gavetas para resgatar meus equipamentos e, claro, me fez digitar o endereço do fórum novamente.

Um grande abraço!
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 6 horas atrás por Haok.)
4 curtida(s) para esse Post:
  • GMMCM, Joao Americo, Maximus Brow, thony

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)