Lista de Lâminas

16 Respostas, 3472 Views

(08-04-2026)Maximus Brow Escreveu: Prezado Afga,

Permita-me indagar, com a devida reverência e uma pitada de ceticismo investigativo: poderia discorrer com mais riqueza de detalhes sobre sua experiência com as lâminas Rapira? O que, afinal, faltou para que Vossa Senhoria sucumbisse ao suposto encanto da tão propalada “eficiência soviética” embutida nessa lamina?

Confesso que nutro uma curiosidade quase científica em testá-la. Entretanto, há um pequeno — porém decisivo — obstáculo: o preço, que parece ter sido calculado com base em alguma cotação paralela do rublo imperial. É de conhecimento geral que a aquisição em maior volume (cartelas generosas de 50 unidades ou mais) costuma oferecer melhor custo-benefício. Ainda assim, persiste em mim um receio bastante pragmático: e se a lâmina for apenas “boa”? Boa, porém não suficientemente memorável a ponto de justificar seu uso recorrente?

Se estivéssemos falando de um investimento modesto, na casa dos 30 ou 40 reais, a história seria outra — um experimento quase despretensioso. No pior dos cenários, poderia redistribuir o estoque entre amigos foristas ou agraciar algum entusiasta das engenharias russas.

Contudo, ao nos depararmos com uma cartela de 60 unidades ultrapassando a casa dos 100 reais, a prudência deixa de ser virtude e passa a ser obrigação. Nesse contexto, minha inclinação à experimentação sofre um súbito arrefecimento, substituída por uma cautela quase burocrática diante do risco de um entusiasmo não correspondido.

Gentileza, se possível, eleve um pouco mais o nível deste relatório e compartilhe detalhes adicionais sobre sua experiência prática.

Em qual máquina essa distinta peça de engenharia foi submetida ao seu crivo? Houve algum traço de desconforto digno de nota, ou estamos diante de uma experiência apenas… burocraticamente aceitável? O corte se apresentou como algo meramente mediano, daqueles que cumprem tabela sem jamais brilhar?

Ou, sejamos francos, o veredito final se deve ao fato de que a lâmina simplesmente não conseguiu atender ao seu elevadíssimo — e aparentemente inegociável — padrão de exigência?

no aguardo das vossas considerações.

abraços, MB.

Prezado MB, em primeiro lugar parabéns pela sua escrita.

É importante frisar que todas as experiências são individuais, além de minhas preferências não serem definitivas, mudam com o tempo.

Entendo sua "curiosidade quase científica" pois é um "mal" que também me acomete.
Minha primeira experiência com DE foi há 6 anos, desde então não utilizei outro, com exceção de um descartável que eventualmente utilizo na pressa. Porém nestes 6 anos mais da metade dos meus barbeares foram comparativos (duas lâminas, barbeador idêntico em comparação cega e dois barbeadores diferentes com a mesma lâmina), fazia anotações de cada detalhe a cada barbear enquanto formava minhas opiniões e definia minhas preferências. Comecei aprendendo em canais do YouTube, depois fiz minhas próprias pesquisas com o objetivo único de sanar minhas curiosidades, tendo inclusive desenvolvido um dispositivo de medição de afiação, muito superior ao padrão no mercado (Sharp-BESS) em velocidade de amostras por segundo, resolução (10x maior) e precisão, mas isso é assunto para o futuro, quando eu retomar minhas pesquisas neste sentido e publicá-las. Dará muito trabalho, mas será bem diferente do que já foi feito.

Tive um total de 9 aparelhos distintos, fiz todas as combinações possíveis diversas vezes com as 19 diferentes lâminas que tive em quantidade (as mesmas citadas acima).

Quanto às Rapira - realmente não sei dizer o motivo dela ser tão cultuada, acompanhei vários canais de YouTube e elas são praticamente unanimemente admiradas. Eu tive fascinação por ela, pois parecia ser a mais suave que já tive, mas ao longo do tempo minha preferência foi passando para as mais afiadas do mercado, assim passei a ver a Rapira como uma lâmina mediana.
Já havia adquirido quase 400 dela, coloquei à venda no MercadoLivre no ano passado por R$ 350 a cartela com 100, porém é um anúncio que eu ativava e desativava por não ter tempo de acompanhar as vendas (ficou quase um ano desativado, semana passada reativei e no final de semana um comprador dono de barbearia - segundo ele a maioria dos seus clientes têm preferência por ela - que já havia comprado no ano passado comprou novamente, acabei vendo só ontem e enviei com um dia de atraso, afetando minha reputação, por isso desativei novamente).

Quanto ao preço: Não sei explicar, eu diria que a guerra pode ter afetado o fornecimento, mas vejo hoje muitas Voskhod (do mesmo fabricante) em preço razoável, mas não a Rapira Platinum Lux.
No Brasil só encontrei no MercadoLivre por R$ 500, e no exterior encontrei no eBay por R$ 254 + R$ 207 (frete), antes dos impostos a cartela com 100.
Acho os valores razoáveis? Certamente não, mas já percebi que neste hobby ou hábito, o pretexto muito comumente utilizado de "ser mais barato do que os refis" normalmente não é aplicado, estamos lidando com paixões, e por algum motivo esta lâmina despertou em muita gente.
logo no início me empolguei, comprei entre outros um Rockwell T2 pagando os impostos, o que daria algo próximo a 2.000 reais, o que definitivamente não é razoável considerando que prefiro a experiência com meu Yaqi Final Cut (em liga cromada, que modifiquei para ficar com a menos agressivo, com as medidas da versão em latão). YMMV, sempre.
Já estive empolgado a ponto de crescer os olhos no Rex Ambassador e no Tatara Muramasa, mas fui salvo a tempo pelas minhas experiências. Hoje pretendo passar adiante tudo o que não uso ou faço pouco uso e não sinto necessidade de aparelhos caros. Encontrei o que considero próximo da perfeição em aparelhos acessíveis (como os da Yaqi, apesar de algumas falhas no CQ, cada vez menos frequentes)

Após o envio de ontem me restaram umas 4 caixinhas (que pretendo usar nos meus testes) mais uma cartela de 100 que pretendo passar adiante com vários outros itens (barbeadores, cabeças Yaqi e creme).

Acabei divagando um tanto, mas espero ter respondido de acordo.

Abraço,
Alexandre
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-04-2026 por Afga.)
1 curtida(s) para esse Post:
  • Maximus Brow

Mensagem neste Tópico
Lista de Lâminas - por peter_shelton - 01-10-2025
RE: Lista de Lâminas - por chapisko - 02-10-2025
RE: Lista de Lâminas - por Alvinegro - 05-10-2025
RE: Lista de Lâminas - por thony - 05-10-2025
RE: Lista de Lâminas - por montag731 - 13-04-2026
RE: Lista de Lâminas - por Afga - 03-04-2026
RE: Lista de Lâminas - por Afga - 09-04-2026
RE: Lista de Lâminas - por Afga - 09-04-2026

usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)